A Defesa das Touradas
Eu defendo a existência de touradas porque…
Se eu tivesse de completar esta frase, fá-lo-ia com frases como:
- Sou insensível ao sofrimento de outro animal.
- Sou egoísta e como acho um espectáculo bonito a dor e o sofrimento dos animais intervenientes são desprezáveis.
- Sou mal formado e acho que os animais servem para serem maltratados.
- Sou ganancioso e lucro com o negócio. Para mim não existem animais, existem cifrões.
- Me recuso a aceitar que o touro ou os cavalos sofrem.
- Sou ignorante e sei muito bem que não há sofrimento algum.
- Sempre vi touradas e não estou agora para aprender ou reflectir sobre os que elas realmente envolvem.
- Sempre existiram e têm de continuar a existir porque eu não gosto de evolução. Já agora,… quem foi a besta que acabou com a escravatura e com as lutas de gladiadores?
- Há mais pessoas que são como eu.
Olhando para esta e muitas outras páginas de debate que existem pela net fora, existe um impressionante denominador comum:
Todas as desgraças e pontos negativos do mundo servem para tentar justifica a existência de touradas:
- A fome
- A guerra
- As doenças
- As crianças (raptos, abusos, prostituição, trabalho infantil)
- Vandalismo
- Os cães abandonados e maltratados
- A alimentação das pessoas
- A existência de matadouros
- Animais usados na alimentação e vestuário
- Experiências em animais
- Os animais em espaços exíguos
- A exploração sexual
- …
Porque é que será que na ausência de um único argumento válido que defenda a existência de um espectáculo que vive do sangue, da dor e da morte, lá vem a nada subtil e patética mudança de tema?
Um comentário de alguém que faz questão de dizer que é bombeiro:
vocês são ridiculos! ha milhares de pessoas a sofrer e vocês preocupam-se com animais! epa sinceramente… vocês não devem fazer nada da vida e entretem-se com animais… enfim.
é um insulto à inteligência Humana, um hino à estupidez.
Obviamente que…
Se não fossemos ridículos, já todos teríamos chegado à brilhante conclusão de que como há milhares de pessoas a sofrer, temos de torturar animais.
Obrigado pelo pensamento evoluído.
Em que é que alguma destas coisas poderá justificar a existência de touradas?
Não há qualquer justificação moral para se causar sofrimento a um animal para fins de entretenimento.
É por isso que questões como:
Se eu fosse indiferente às crianças que todos os dias desaparecem, são vítimas de abusos, maus tratos e sofrem, em que é que isso justificaria a perpetuação das touradas?
ou
Se eu não fosse vegetariano, as touradas já seriam legítimas?
ficam sempre sem resposta.
Existirão sempre males que poderão ser considerados maiores.
Que direito conferem estes males de causar qualquer outro?
May 26th, 2007 at 1:19 am
Muito bem escrito.
Mas esses comentários foram feitos por seres humanos racionais? Essas pessoas, quando mudam de tema de conversa, para as criancinhas, por acaso será que fazem alguma coisa por elas????
Já me fartei dessa falta de argumentação. Para comentários desses nem vale a pena postar.
June 2nd, 2007 at 1:15 am
O problema é que o animal tem coração, sangue vermelho, é mamífero, sente prazer, dor (lembra algum primata soberbo ?) , mas não fala.
Estão esquartejando um ser inocente que não pode chamar a polícia e registrar B.O. pela tentativa de homicídio. O animal sofre tanto quanto o homem.
July 14th, 2007 at 6:58 pm
animais são animais, cada macaco no seu galho!
Os amante da Festa Brava Respeitam o animais,mais que ninguem, simplesmente tem consciencia para fazer as distinções certas.
Mais sofre uma vaquinha no matadouro que um Touro na arena, garanto, mas como ja nao lhe vimos a cara nem o vimos a morrer, ja nao e sinal de preocupação!! Vamos Preservar a cultura a tradição o que é nosso!
Viva a festa Brava, vivam as touradas.OLE!
July 14th, 2007 at 7:03 pm
SE as touradas acabarem acabam o toiros bravos, se as touradas acabarem, acabam as tradições e o que um povo sem tradição??
Que mais tradiçoes temos?!?!?
Viva a tradição viva PORTUGAL! OHH OHH OLE !!
July 15th, 2007 at 10:38 pm
O que é um povo sem tradição? Pelos vistos é um povo inteligente e evoluído.
Que mais tradições temos?
- os pauliteiros de miranda
- O vira do minho
- as danças folclóricas
- os pastéis de belém
- o cozido à Portuguesa
- o dia da espiga
- as festas da aldeia com rifas
- os casamentos e os baptizados
- os santos populares
- as tunas académicas
- os foguetes
- a guitarra portuguesa
- as casas de fado
- as vindimas
- etc
- etc
- etc
Basicamente és um ignorante, e se gostas tanto de tradições, dedica-te a preservar as que valem a pena, como ires virgem para o casamento, por exemplo.
July 15th, 2007 at 10:49 pm
Quanto ao “toureiro”, parece-me que não entendi muito bem o seu raciocínio.
Temos consciência para fazer as distinções certas?
Isso quer dizer o quê? Poder decidir que animais é que podem sofrer e quais é que não podem?
Acho muito bem que preserve a nossa cultura. Podia começar por ler Eça de Queirós, Miguel Torga, etc… ou isso já não lhe interessa? Cultura e tradição é só o que mete sangue?
O que é nosso pelos vistos é o atraso civilizacional, e isso não me apetece preservar, desculpe lá.
July 16th, 2007 at 4:08 pm
Temos a certesa que as touradas nunca vão acabar!! movimentos como estes servem para meninos que nunca viram o campo fazerem analogias sem fundamentos!! Contraditorios por sua vez!! conTRADIÇÕES!!
Viva a Tourada viva Portugal!!
Essas manifestações importadas, de espanha, em portugal nao tem qualquer fundamento, ca nem existem touros de morte! (exepto barrancos) o animal nao morre em praça!! e as imagens que utilizam nas campanhas mostram touros mortos em praça onde será?Mentiras…de mentiras esta o povo Farto!! viva a festa brava
Tragam alegria tragam tradição vivas as touradas viva portugal!!
Como e que gente que nao percebe de touradas discute sobre isso! falam do que nao sabem!! ja agora rui comes carne? ja visitas-te um matadouro? sabes como são mortos os animais? como são transportados informe-se…utilize os seus argumentos em causas mais nobres!! nao perca tempo
Nao me chame de ignoran-te aprenda a respeitar o proximo tal como as suas opiniões!! Se nem uma opinião contraditoria a sua e capaz de respeitar de que lhe vale falar em respeito pelos animais
??
July 16th, 2007 at 4:13 pm
Ja agora estava a falar em atraSo civilizacional certo?
Acha que os espanhois estão atrasados?
tomara os potugueses estarem como eles…
July 16th, 2007 at 4:22 pm
Distinções entre Homens e animais….certo?
Se for o mesmo nao se importa que o trate por boi…oh curnudo…ja que nao se faz distinções…
July 16th, 2007 at 6:36 pm
Ah, deve estar a querer dizer “entre Homens e animais irracionais”.
Também há quem saiba distinguir entre Homens racionais e Homens irracionais. O problema é que, ao contrário dos músculos, o tamanho do cérebro não se vê por fora.
July 16th, 2007 at 6:57 pm
Não, não acho que os espanhóis estejam mais atrasados. Como prova disso:
“Barcelona, a capital da Catalunha, declarou-se anti-touradas em abril de 2004. Desde então, 38 cidades e vilas de regiões próximas seguiram o exemplo”.
July 16th, 2007 at 7:12 pm
Touro Bravo escreveu:
“Temos a certesa que as touradas nunca vão acabar!! movimentos como estes servem para meninos que nunca viram o campo fazerem analogias sem fundamentos”
Vou apontar aqui dois erros crassos:
- Certezas dessas tinham também os comerciantes de escravos, os promotores de lutas de gladiadores, e os padres da inquisição. Enganaram-se todos.
- Meninos são os que vão às touradas aplaudir de camisola aos ombros. Homens são os que conseguem perceber as injustiças e lutar contra elas.
Para além disso, como é que sabe o que eu SEI ou não sei?
Afinal, pelos vistos você é que fala sem saber.
SIM, sei como sofrem os animais nos matadouros, e como são transportados. Mas em que é que isso legitimiza as Touradas? Não entendo o raciocínio.
O povo pode estar farto de mentiras, mas eu estou farto de ignorância.
July 16th, 2007 at 11:13 pm
Diz:
Vou apontar aqui dois erros crassos:
- Certezas dessas tinham também os comerciantes de escravos, os promotores de lutas de gladiadores, e os padres da inquisição. Enganaram-se todos.
Isso é um certesa?
eles diziam isso? VOCE SABE MUITO…
Meninos com camisola aos ombros e que vão as Touradas? Cheira me a ligeira Frustração…inconformismo É isso Que o faz revoltar? São esses meinos? Nunca foi a uma tourada certo? Oh será que esta a criar uma personagem tipo…Mas com esses argumentos futeis nao me convence são coisas da sua cabeça…!
38 cidades e vilas seguiram o exemplo de de barcelona…pode ser verdade e o que é isso comparado com o territorio espanhol? 4% 5% ?? e quantas seguem o exemplo de Pamplona? CREIO QUE AS RESTANTES 95%…nao sei nao posso falar sem dados é uma simples analise so cria que entende-se a ideia que lhe estou a tentar trasmitir…
SIM, sei como sofrem os animais nos matadouros, e como são transportados. Mas em que é que isso legitimiza as Touradas? Não entendo o raciocínio.
R: um touro bravo nasce no campo vive no campo e criado com o unico proposito de uma dia entrar em praça…e livre nunca foi tocado por nenhum homen o que faz com que ESTE MSM CHEQUE EM ESTADO PURO E SELVAGEM A ARENA. Digamos e um animal que leva uma vida previligeada em comparação com aqueles que voce come (secalhar) que nascem, levam porrada, apanham choques, são desmamados cedo matam-lhes para eu voce e toda agente comer, as mães são criadas em vacarias 3 m por 3 metros come ração…nunca sentiram o campo exepto nos primeiros meses de vida em fim…e chegam ao nosso prato em bife…tiveram uma morte dolorosa uma vida dolorosa..no entanto e voce e eu e tantos outros a alimentar isso todos os dias….um toiro bravo tem 20 minutos de vida dolorosos em praça que são glorificantes a meu ver para ele enquanto animal…!
July 16th, 2007 at 11:28 pm
SOU CONTRA MUITA COISA NESTE MUNDO CÃO
Mas nao contra a tradição
na arena
faz me pasmar
o touro a respirar
o cavalo a torear
o forcado a gritar
o Publico a aplaudir
os moços forcados a rir
de bravuar e coragem
que lhe vai nas almas
recebem apenas palmas
é assim esta
a nossa festa
a nossa tradição
Que me esta no coração !
July 17th, 2007 at 3:08 pm
Muito bonito. Estou certo de que já se escreveram belos poemas sobre as coisas mais estúpidas. Não é isso que as torna correctas.
Já vi que com ironia não me faço entender, por isso vou passar a ser claro e objectivo.
- Eu não sou contra a tradição. Sou é a favor de outros valores mais importantes. Sou também contra muitas coisas no mundo cão. Como o sofrimento dos animais apenas para para divertimento.
- Quando falei nos “meninos” foi apenas como resposta. Não o diria por iniciativa própria porque não gosto de preconceitos. “Meninos que nunca viram o campo” foi a sua expressão. Quis apenas dizer, mostrando que também há “meninos” nos adeptos das touradas, que não é por não se ver o campo nem por usar camisolas aos ombros que somos melhores ou piores, e sabemos ou não pensar.
Pensar está ao alcance de todos. Mas é preciso desenvolver essa capacidade. Com espírito crítico, curiosidade, estudo e treino. Como com os músculos. A grande questão (e é isso que quero dizer) é que com os músculos, o resultado fica à vista. Com o cérebro, não. E assim como uma pessoa franzina e magra não se põe a tentar levantar uma caixa de chumbo, uma pessoa franzina de cérebro não devia tentar argumentar e expôr raciocínios lógicos ao mundo.
posto isto, e sem querer ser arrogante (ou só um bocadinho, para mostrar que também há machos fora das touradas) gostava de esclarecer que:
- Quando falo em cidades Espanholas a declararem-se contra as touradas, o que quero salientar é a tendência de evolução, não o seu número relativo. As sociedades evoluem, e é difícil travar isso. É por essa razão que a escravatura acabou e, como lhe disse, é fácil imaginar que muita gente pensava que era coisa para durar (muitas vezes baseando-se no conceito de que os brancos eram superiores – o que de facto acontecia, mas apenas em termos de força). Obviamente a situação durou até se perceber que não era correcto nem justo perpeptuar uma situação dessas, e as metalidades tiveram que se adaptar. Calculo que nem todos estivessem de acordo, mas a força dos princípios e dos argumentos de quem queria uma sociedade mais correcta triunfou. E triunfa sempre que os seus valores são mais justos.
- A festa brava seria muito bonita, nobre e tudo o que queira se não se sacrificassem animais para isso. Como o fazem, desvirtuam todos os valores morais que lá possam haver.
Podem tentar enganar-se a vocês próprios dizendo que o touro vive bem durante 5 anos como justificação do que lhe fazem depois mas, por favor, não nos enganem a nós (porque é feio, e porque é mais difícil).
July 17th, 2007 at 4:46 pm
Rui diz:
e sem querer ser arrogante (ou só um bocadinho, para mostrar que também há machos fora das touradas
Mas o que e isto!?!?! que argumento é este?!?
Voce esta bom da cabeça?
E verdade a escravatura acabou felizmente, as sociedades evoluem felizmente, as tradições tambem..deixe me dizer que as touradas evoluiram a festa brava evolui, e uma tourada nao e mais que uma evolução das lutas de galdiadores que é uma herança do passado da nossa cultura, coisas quem veem desde os temos em que os romanos por ca andaram, e por terem evoluido, e que ainda duram e continuam.
Um bom exemplo dessa evolução e o campo pequeno que ja nao e uma simples arena de toiros e um espaço comercial, com optimo serviço de restauração, com espectaculos diversos, algo impensavel a 100 200 anos atras…Se as touradas nao tivessem evoluido estavam extintas! Viva a Evolução viva a festa brava! OLE!
July 17th, 2007 at 4:52 pm
Os animais são sacrificados todos os dias em piores condições para voce e tantos outros se alimentarem…! Mas quando toca a encher a barriguinha…ninguem fala! nao quero com isto dizer que este argumento e valido para descupabilizar a festa em todos os mal que para si esta contenha…mas apenas gostaria de salientar tal facto que de certesa que o mete a pensar…Chama-lhe um abre olhos!! para si e tantos outros como voce! Nao me venha com conversinha que e vegetariano…que ai podemos entrar noutro debate em outro blogue!
cumprimentos
July 17th, 2007 at 8:15 pm
A única evolução necessária às touradas é deixar de fazer sofrer animais. Não interessa que se evolua à volta da praça quando o que se passa lá dentro é próprio dos tempos retrógrados.
O que se passa nos matadouros é também grave e triste. A única consolação é saber que ao menos isso serve para nos alimentar e manter vivos. Não é desculpa para sermos cruéis, mas é uma justificação melhor do que a da diversão.
July 17th, 2007 at 11:29 pm
ARGUMENTAÇÃO VAGA!
E contraditoria!!
Quer dizer se poderes comer o toiro morto na praça ja nao te faz diferença!?!?
July 17th, 2007 at 11:30 pm
Afinal e para te manter vivo!! EM MUITAS FESTAS PELO MUNDO DEPOIS DE LIDADO O TOIRO E COMIDO NOS FESTEJOS…DECORRENTES..DESSA FORMA JA NAO EXISTE CRUELDADE PARA SI?
July 18th, 2007 at 1:04 pm
Bom, vou tentar ser muito claro, e dar-lhe o benefício da dúvida, porque o que me parece é que está propositadamente a tentar “não entender” o que eu explico só para ter o que dizer.
- Eu não acho correcto nem justo provocar sofrimento a animais como forma de diversão e entretenimento. Considero perfeitamente evitável e escusado. Parece-me claro e fácil de entender, para além de justo. Contesta isto?
O abate de animais para alimentação parece-me ter um carácter completamente diferente. Não tem o objectivo de nos divertir à custa do sofrimento mas sim alimentar-nos, satisfazendo uma necessidade básica e vital do Homem. Temos no entanto o dever e a responsabilidade de tornar esse abate o mais isento de sofrimento que nos fôr possível e, numa sociedade já tão avançada e com tantas possibilidades técnicas como a nossa, essa deveria ser uma grande preocupação.
July 18th, 2007 at 2:49 pm
TUDO BEM! Concordas então que sofre mais um toiro no matadouro do que um na arena…antes de morrer?
sim porque na arena ele nem morre!! infelizmente
O homen sempre sacrificou animais para a sua propria sobervivencia, os proprios animais são crueis uns com os outros…o Mundo é cruel e friu e esse e o nosso instinto de sobrevivencia…e estamos numa sociedade avança como diz e verdade, mas infelizmente para chagarmos ate aqui sacrificamos muita coisa….muito mal foi feito infelizmente!
a festa brava nao e so um divertimento é a profissão de muitos, uma paixão uma arte milenar,uma boa aposta a nivel de turismo, deviamos preservar a nossa cultura fazer-nos projectar por esse mundo fora…o toiros as touradas o cavalos lusitano a ate de montar de torerar, por gente como voces ser pequenina e que estamos como estamos um pais de contradições onde nao existe amor pela cultura pelo que e nosso, gostamos é importar ideias modas vindas de fora e, nao sabemos dar valor ao que temos de bom cá…agora ate manifestações são importadas como esta ! Nunca vamos passar da cepa torta !
July 21st, 2007 at 2:04 am
Bem me pareceu!!Viva a festa via os toiros!!
ole !!
July 23rd, 2007 at 9:25 pm
Experimente esse seu último mesmo parágrafo mas com “excisão do clitóris” em vez de “festa brava”. (“excisão do clitóris” é uma tradição de algumas zonas de áfrica que consiste em cortar o clitóris à mulher, impedindo-a de ter prazer sexual)
fica assim:
“a excisão do clitóris nao e so um divertimento é a profissão de muitos, uma paixão uma arte milenar,uma boa aposta a nivel de turismo, deviamos preservar a nossa cultura fazer-nos projectar por esse mundo fora”
Pode fazer o mesmo exercício com o “apedrejamento das infiéis” e muitas outras coisas.
Que conclusão deve retirar disto?
- Que esses argumentos não justificam de modo algum que um acto incorrecto e injusto seja praticado.
Eu envergonho-me de que as touradas sejam um chamariz turístico, assim como o turismo sexual de menores, que chama muita gente à Tailândia, deve envergonhar muitos Tailandeses.
Estamos assim tão à rasca de dinheiro que tenhamos que vender os nossos melhores valores?
July 26th, 2007 at 12:58 am
Comparações pq? Nao gosto de comparações! Ainda por cima as suas são de uma ridicularidade que so podem vir de alguem que pronto…!
Olhe Parabens ! Nao me consegue arranjar argumentos validos?
Oh para si isto e uma brincadeira?
*Vou-me manifestar nao sei porque nem contra o que mas vou, falar para o ar, do que nao sei e do que nao conheço. (VOCE)
E giro muita gente o faz diariamente!
July 26th, 2007 at 1:24 am
Quer argumentos?
Estão aqui:
argumentos
Não perco mais tempo porque não deve estar a ler o que escrevo. Ou está a fingir que não entende (o que até seria a melhor hipótese).
July 31st, 2007 at 2:45 pm
Entender ate entendo…mas acho que os ARGUMENTOS utilizados nao se adptam…!
É uma manifestação parva e sem fundamentos!!
As Festa brava tem muitos amantes, envolve muita gente muito dinheiro, e é um meio de subrevivencia para muita gente muita familias, por isso nao acaba, as tradições nao acabam!
Os campinos
Os cavaleiros
Os ganadeiros
Os bandarilheios
Os peões de brega
Os tratadores de cavalos
Os criadores
Os equitadores
Os forcados
etc…poderia descrever uma lista….com o dobro desta!
mas so aqui vemos as pessoas que estão envolvidas nesta Arte milenar!
Se eu fosse a si estava caladinho! e Nao dizia tanta ****!
RELVOTADO!! Dedique-se a uma causa nobre!!! Poupe o seu tempo na luta contra a fome e contra as injustiças !!
July 31st, 2007 at 4:45 pm
Ok
Acho que já expusemos aqui os nossos argumentos.
Você acha que por ter muitos amantes, envolver muito dinheiro e ser um meio de subsistência para algumas pessoas e famílias se justifica fazer uma coisa incorrecta (penso que todos concordam que agredir e magoar um animal é incorrecto).
Eu não concordo com essa visão, e considero que já o argumentei de forma clara.
Tenho outros princípios, eventualmente. Os mesmos que fazem com que não fique “caladinho” e que nunca pare de pensar, raciocinar e reflectir.
Como me aconselhou, estou dedicado a uma causa nobre e estou a lutar contra as injustiças. Mas como esta não lhe convém, preferia que eu escolhesse outra, naturalmente. Se tiver alguma lista (visto que gosta tanto de listas) mande-ma sff.
Obrigado
August 3rd, 2007 at 2:46 pm
Fome
Violencia domestica
Pedofilia
caça Furtiva (esta foi para si)
violencia infantil
Guerra
exploração infantil
Prostituição infantil
trafico humano
exploração
escravatura (ainda existe)
racismo
desigualdades
Miseria
morte dos animais para produção de roupa (esta tambem foi para si)
E SO REFERI AQUELAS QUE NOS POR CA TEMOS, E OUTRAS QUE ACHEI IMPORTANTES, PORQUE ACHO QUE E UM DEVER DE TODOS REFLECTIR SOBRE ISTO E FAZER ALGUMA COISA…
August 3rd, 2007 at 7:18 pm
Ok. E se eu escolher uma dessas, vai dizer-me que faltam as outras?
Quanto ao seu último parágrafo, finalmente estamos de acordo.
April 10th, 2008 at 10:41 am
li atentamente todos os posts que aqui estao, e para mim chego a uma conclusão: as touradas haviam de ser mais pegas e menos brincadeiras com cavalos.
Os forcados só vão por que querem.
Mas fica aqui uma questão, para que respondam sem ilusões ou sem sentido prático. Se não houvesse festa brava, os touros já tinham entrado em extinção? Essas pessoas que defendem os animais (mais parecem meninas chateadas por causa de flores, deixemo-nos de demagogias de uma vez por todas) teriam a coragem e o dinheiro para manterem estes animais tao fracos comercialmente? pensem antes de responder, vejam exemplos de animais autoctones portugueses e a sua evolução (decrescente) na nossa história. Exemplo: o burro
June 20th, 2008 at 10:27 am
Achei interessante a vossa página,no entanto as respostas são,claramente tendenciosas. Não digo que não haja verdade no que escrevem, mas na verdade, é a vossa visão das touradas. Estão no vosso direito, mas não podem com as “perguntas frequentes” referir no preâmbulo que iremos conhecer “as respostas frequentes”, respostas essas, frequentes, de quem é contra esta tradição. Também me choca ver violência ou maus tratos contra animais, e nunca o fiz. Mas pegar no assunto tourada… tenham paciência. Há situações com outros animais muito urgentes e perdem tempo com isto? Depois de tantos anos, só agora se lembram? Sou a favor desta tradição, porque faz parte da minha educação, que não é má
, e da minha terra. Choca-me mais baterem em cães ou gatos, abandonarem os animais, caça desportiva, do que propriamente a tourada… o toiro existe hoje ainda porque quase que é criado somente para isto. Respeitem e não invadam o direito dos outros. Quem não quer assistir não assista, mas ninguém tem o direito de proibir quem quer e gosta de ver.
April 22nd, 2009 at 10:34 pm
Rui concordo totalmente com o que você disse, considero-o uma pessoa com bom senso, qualidade rara hoje em dia, penso que não vale a pena perder tempo a discutir com os apoiantes das touradas (não os censuro mas é difícil para mim entender o porquê de apoiarem as touradas) pois muito dificilmente irão mudar de opinião, espero sim é que não se cale perante esta situação existem movimentos anti-touradas e de defesa dos animais que lutam contra este problema.
Para proibir as touradas é necessária uma evolução da sociedade que já tem se verificado embora lenta.
Tenho de lamentar o contributo da RTP (Rádio e Televisão Portuguesa) um órgão de comunicação social que tem contributo para difundir esses “espectáculos” sangrentos.
Nota: espectáculo coloquei entre parêntesis pois de espectáculo as touradas nada têm.
Queria desejar a todos os que se esforçam para que os direitos dos animais sejam cumpridos felicidades e que não se deixem melindrar pelos que dizem o contrario.
August 3rd, 2009 at 9:20 pm
Em relacao as corridas a minha opiniao e’ bastante simples.
O touro durante os 4 anos que vive e’ o animal mais livre que pode haver. vive toda a sua vida em liberdade a comer dos melhores pastos e a ter os melhores cuidados que se possa imaginar. quando chega a sua hora de entrar em praca e’ feita uma lide de 10 minutos. se ha tanto sofrimento que provoca tanto escandalo, note.se que sao 10 minutos apenas!
vejamos o caso de um cao, que toda a sua vida vive fechado num apartamento com liberdade nula, ate para fazer um simples xixi tem de esperar que o dono chegue a casa ou ate mesmo que lhe apeteca sair a rua. quando vai a rua anda sempre com uma trela ao pescoco que lhe da mais liberdade 0. sejamos sinceros a vontade do animal nao seria poder correr livremente? e os passarinhos nas gaiolas? e os peixinhos nos aquarios minusculos?
podia fazer aqui uma lista interminavel.. meu amigos nao inventem, a festa brava e’ a tradicao mais linda de sempre, e« cultura emodo de vida!
deixem la’ estar os aficionados em paz que nos tambem nao vamos para as portas dos vossos predios fazer barulho a dizer que o cao qer ir ‘a rua!
cada um fica na sua
se nao gostam tem bom remedio, nao passem no campo pequeno ‘as quintas ‘a noite! se passarem ao menos apreciem!
August 3rd, 2009 at 9:27 pm
e mais.. ha sempre um veterinario em praca!
visitem um matadouro e depois facam comparacoes.
August 4th, 2009 at 3:32 am
A.R.
Os seus argumentos para justificar que se faça sofrer um animal são então os seguintes:
- São só 10 min.
- Já viveram 4 anos muita bons
- Há cães a viver em apartamentos
- Há peixes em aquários
- É a tradição mai’linda de sempre
Parecem-me argumentos excelentes… para os outros.
Porque quando é para nós, todos achamos insustentável sofrer por 1 minuto sequer. E quando vivemos 4 anos bons, nunca achamos que já chega.
E quando pensamos que há quem sofra mais que nós, também não nos sentimos muito mais reconfortados na nossa miséria.
Quanto à tradição ser linda… pouco me importa que seja ou não. Desde que não maltratem animais, podem ter as tradições lindas que quiserem.
Resumidamente, esta sua argumentação é imatura e faz pouco sentido.
Posso concluir que você ou é muito novo, e tem pouca experiência de vida (compreende-se então a sua intervenção) ou, se já tem alguma idade, aprendeu pouco sobre ela (o que já é mais triste).
Espero que seja a primeira. E que ao longo dos anos que viva aprenda muitas coisas, como por exemplo que nem toda a gente que é contra as touradas vive em apartamentos. Pode ficar já com o meu exemplo como lição. Tenho cães que vivem num terreno livre e não tenho pássaros em gaiolas.
Mas mesmo que tivesse isso tudo, as touradas continuavam a ser erradas.