10 Razões Para Não Ir às Touradas
Porque nunca é demais fornecer argumentos para todos usarmos quando queremos chamar a atenção das pessoas, deixo aqui as “10 RAZÕES para não ir às TOURADAS”:
- Porque é errado usar animais para entretenimento humano, especialmente quando o “espectáculo” é conseguido à custo do seu sofrimento desnecessário.
Os touros são animais pacíficos e dóceis e não merecem o tratamento cruel que o Homem lhes dá. - Porque a tourada é uma tradição bárbara e cruel e que tem como o único objectivo provocar dor e sofrimento num animal como forma de provar a virilidade dos intervenientes humanos e com isso facturar milhares de euros.
- Porque a tourada é um “jogo” injusto, em que os únicos intervenientes sujeitos ao perigo são os cavalos e os touros e nunca os humanos.
A tourada não é desporto nem arte.
É um confronto desleal e cobarde entre o sadismo humano e um animal. - Porque o sofrimento não se resume à arena. Os jovens touros e vacas são repetidamente torturados em treinos.
Durante toda a sua vida, estes animais não conhecem mais do que a dor e agonia excruciantes. - Porque no mundo da tauromaquia nenhum animal é tratado com respeito e dignidade.
Os próprios cavalos sofrem as investidas desesperadas dos touros.
Para estas pessoas os animais não têm direitos nem sentimentos: significam lucro. - Porque horas antes da entrada na arena os touros são enclausurados num lugar escuro, espicaçados, espancados, os seus chifres são cortados a sangue-frio, são apunhalados no dorso e drogados. Os touros nunca terão qualquer hipótese de defesa.
- Porque os touros sofrem lesões graves provocados pelos ferros espetados no dorso.
Quando são reencaminhados para os curros, os ferros são-lhes arrancados da carne com o auxílio de facas, sem qualquer tipo de anestesia, sem qualquer compaixão. - Porque depois de ser “lidado”, o animal permanece na maioria das vezes, desde a noite de sábado até à manhã de segunda-feira em sofrimento angustiante à espera que o matadouro mais próximo reabra para que possa finalmente ser abatido.
- Porque a tourada deseduca e insensibiliza o público. A tourada não é cultura, é pura crueldade e maldade e apela aos maus-tratos dos animais. Levar os seus filhos à tourada irá contribuir para a continuidade desta actividade degradante e arcaica.
- Porque você não vai querer alimentar a crueldade e ganância das pessoas que vivem da tauromaquia e que ao torturar criaturas inocentes, envergonham Portugal. Dê um bom exemplo aos seus filhos.
Por favor, não vá às touradas.
Este conteúdo foi retirado deste panfleto.
Não faça mais vítimas! Não apoie o sofrimento!

Imagem de Dias dos Reis
October 30th, 2007 at 1:19 am
Como voces os frequentadores e editores deste blog eu sou contra a tourada. Sou um amigo incondicional dos animais e trabalho com eles no meu dia a dia uma vez que sou Médico Veterinário. Não posso no entanto deixar de discordar com algumas das afirmações que vi neste post.
A melhor maneira de combater um problema é conhecer bem a sua realidade e entende-lo em toda a sua amplitude. Não me parece que seja este o caso já que o autor deste texto claramente não entende a dimensão deste fenómeno.
É completamente falso que a tourada seja
“uma tradição bárbara e cruel e que tem como o único objectivo provocar dor e sofrimento num animal como forma de provar a virilidade dos intervenientes humanos”
Dizer a frase abaixo mencionada é também estar a mentir.
“Durante toda a sua vida, estes animais não conhecem mais do que a dor e agonia excruciantes”
O touro bravo usado na lide vive em liberdade em extensas ganadarias até ao dia da tourada, e tem geralmente uma qualidade de vida infinitamente superior à que tem a vaca que dá o leite que bebemos, ou o porco, a vaca ou a galinha que dá a carne que comemos.
Encaixar mentiras no meio de verdades é descredibilizar um texto inteiro, e neste caso é descredibilizar todo o movimento de luta anti-tourada.
Nessa mesma prespectiva, todo o tipo de afirmações e posições que sejam extremistas, incorrectas e mal fundamentadas não ajudarão em nada os touros, nem os cavalos, apenas quem gosta da Tourada.
October 30th, 2007 at 1:55 pm
Jorge
Este texto não é da autoria do FIGHTBULL, como é explícito, pelo que não devemos ser responsabilizados pela sua criação e pela forma como está escrito. Devemos no entanto assumir a responsabilidade de o publicarmos, sendo natural que sejamos conotados com o seu conteúdo, com que concordamos na essência e no objectivo.
No FIGHTBULL somos várias pessoas mas, pessoalmente, concordo com a sua crítica. O extremismo, a falta de lucidez, de espírito crítico e de reflexão esclarecida é também o que combatemos e rejeitamos, e como tal, o assunto será discutido internamente.
Obrigado e cumprimentos
January 7th, 2008 at 3:00 pm
O mundo já é muito violento, não consigo imaginar que alguém de mente sã tenha felicidade em ver touradas. EU DIGO NÃO AS TOURADAS.
January 31st, 2008 at 3:41 pm
Sou contra qq. sacrifício aos animais.Sou odontólogo e principalmente ser humano.
Aqueles que praticam a tourada sacrificando ,torturando os animais acredito ser eles
mais insanos que os próprios débeis mentais pois estes são doentes devido a uma patologia fisiológica e aqueles(que maltratam os animais)sao doentes por falta de amor ao próximo. Fui a Espanha e Portugal, lindos Países porém fiquei triste ao ver por fora a ginásio onde praticam tal barbaridades. FIZ QUESTÃO DE NÃO ENTRAR pois estaria contribuindo para este maleficio.Me desculpem os que gostam mas por favor NAO INSENTIVEM TAL BARBARIDADE NAO VAO ASSISTIR NEM POR CURIOSIDADE,POIS ESTARIAM ENRIQUECENDO TAIS MATADOUROS DISFARÇADOS DE “ESPORTES”. O mundo hoje é outro melhor e temos que eliminar tais práticas abusivas. “VIVA A PAZ DOS HOMENS E ANIMAIS”.
July 11th, 2008 at 2:39 pm
Meus amigos, felizmente estamos num país livre e só come do que gosta quem gosta. Com que então o touro sofre? E as guerras injustas e cobro de uma ideologia cristã, onde se matam humanos? E os cães que atacam crianças? Certamente quem diz “VIVA A PAX DOS HOMENS E ANIMAIS” e outras baboseiras sobre o sofrimento do touro já o comeu no seu prato devidamente cozinhado e não pensou como o mataram. Ora tenham pena!
Nelson Camacho d’magoito
July 11th, 2008 at 6:32 pm
Ok Nelson, o raciocínio é o seguinte: Como há cães que atacam crianças e guerras religiosas, não há problema em fazer sofrer Touros. É isso?
Realmente, como estamos num país livre, cada um pode fazer os raciocínios imbecis que quiser.
Mas viver num país livre não significa colocá-los em prática. Há muita coisa proibida. E as Touradas deviam ser uma delas, por serem injustas e envolverem sofrimento gratuito (ou pelo menos dispensável).
Acerca dos hábitos alimentares dos outros, que não conheces, o melhor é não te pronunciares. Para além disso, há uma diferença grande entre matar para comer e matar para divertir.
November 16th, 2009 at 6:48 pm
Olá a todos.
Primeiro de todo muito parabéns a quem escreve ou fez este blog. Mais uma maneira de lutar pela vida de animais indefesos.
Começo por dizer que pratico equitação. A tourada para muita gente é uma religião ou seja vivem aquilo(Tourada) com um amor inconfundível a arte de bem montar de bem pegar o toiro(Forcados) mas a questão que eu peço para pensarem nesta questão:
Será que é mais bonito ver um toiro forte, saudável, livre de doenças nas Longas Pradarias do Alentejo ou numa corrida de toiros a ser TORTURADO?
Pensem, pensem muito bem…
December 31st, 2009 at 1:52 pm
O Touro é um animal lindo, perfeito, gracioso pela sua furia natural. Sua força, inteligencia e sentimental tambem.
CHEGA DE TOURADAS
A ESPANHA, MÉXICO,PERU,COLOMBIA,PORTUGAL,GUATEMALA… TEM QUE POR FIM À ESSA BARBARIE QUE REVOLTA A MAIORIA DAS PESSOAS.
((Não) às touradas)
April 30th, 2010 at 11:16 pm
Diferença entre o touro e o toureiro:
O Touro age pelos seus instintos naturais, enquanto que o toureiro age
por falta de instintos “racionais”…!!!!!!!!!!!!!
February 17th, 2011 at 9:54 pm
É lamentavel o que é dito neste blog. Mais de metade do seu conteúdo transcende a ignorância chegando a atingir a mentira. Estou dentro do mundo taurino, sendo um admirador desta arte porque a percebo.
Se os touros vivem 4 anos livres e bem alimentados é porque existe a tourada. Para além disto a carne do touro é destinada ao consumo.
Para terminar, ao contrario dos animais que vão para o matadouro em condições indiscritiveis, os touros viajam em boas condições tendo depois espaço à vontade nos curros para que não sofram dano algum.
February 18th, 2011 at 1:06 pm
Manuel
Concordo consigo. Metade (ou mais) do que é dito neste blog provém da ignorância.
Da ignorância de não perceber que a diversão de uns não justifica o sofrimento dos outros. Da ignorância de não saber que criar um animal e dar-lhe 4 anos de boa vida não dá a ninguém a legitimidade para o maltratar e torturar de seguida. Da ignorância de não entender que por haver péssimas condições nos matadouros não podemos assumir que não há problema em matar de outras formas cruéis. Da ignorância de não entender que os animais sofrem. Da ignorância de não entender que há pessoas que são contra as touradas não porque isso lhes traga algum tipo de benefício mas sim porque têm princípios justos e lhes custa ver que há animais a sofrer para divertir alguém. Da ignorância de não entenderem que se “se há espaço nos curros para que os touros não sofram dano algum” é porque isso interessa do ponto de vista financeiro e de organização do espectáculo. Porque logo a seguir, abertas as portas do curro, já não se importam de lhe infligir danos até que morram. Realmente também devo ser ignorante, porque não entendo essa lógica.
February 21st, 2011 at 10:21 pm
Meu caro amigo, ironia não lhe falta. Que pena não saber argumentar. Se bem que o tema não lhe fornece muito conteúdo para formar argumentos.
É necessário estar dentro do mundo taurino para argumentar a favor ou contra a Festa Brava. Neste Blog há vários comentários opinados errantemente sem fundamento nem conteúdo consistente, tentando (em vão) deturpar uma arte como esta tão intensa e especial, provocadora de uma interacção de sensações a quem a conhece e percebe.
Felizmente há pessoas como a Manuel e o Nelsson que se dão ao trabalho de vir aqui trazer uma lufada de ar fresco repleta de verdades que se sobrepõem ás muitas mentiras aqui ditas. É de louvar que haja gente que responda a estes histerismos que tornam um diálogo (se é que se pode chamar diálogo) cego e ignorantemente apático.
Na resposta, também dotada de um tom histérico, ao Nelsson, são referidos hábitos alimentares alternativos. Modas. Modas passageiras que não atingem a maioria da população que continua a comer carne e, maléficamente, fast-food, cujos hamburgers e suas variantes são feitos à base da carne do touro. Quanto ao facto de haver espaço dos curros não é por que isso “interesse do ponto de vista financeiro”, mas sim com respeito pelo animal. Aqui a ironia afundou tanto que chegou, de novo, à mentira…
Como médica, mulher, aficcionada e, sobretudo, viajada e curiosa considero a tourada um importante pilar da nossa cultura que não só nos identifica como também atrai outras pessoas de outras culturas. Pessoas curiosas, cultas e inteligentes que vão às corridas saindo de lá percebendo um pouco mais desta arte tão genuína e intensa.
A todos os que nunca foram à tourada, vão e percebam, se tiverem essa capacidade, o quão importante é na nossa cultura.
February 22nd, 2011 at 9:12 pm
Cara Clara
Não sei argumentar? Fundamente, por favor. E se possível indique que mentiras são aqui ditas.
É que, ao contrário do que diz, eu não tenho que estar dentro do mundo taurino para argumentar. Porque independentemente da beleza, arte, ou técnica necessárias para tourear eu posso considerar que NADA justifica que se torture um animal. Preciso de estar dentro do mundo tauromático para ter esta opinião? Preciso de estar dentro do mundo da violência doméstica para achar que nada justifica que um homem dê um enxerto de porrada na sua mulher? Tenho que estar dentro do mundo das lutas de cães para poder criticar o que ali fazem aos animais?
E mais, espaço nos curros por respeito ao animal? Como assim? Querem que ele se sinta bem? Preocupam-se com o seu bem-estar? Vou controlar-me para não ser irónico, mas é díficil não lhe perguntar se não acha curioso que tanta preocupação com o bem estar do animal não a impeça de lhe espetar vários ferros no lombo logo de seguida.
Vou fazer um exercício difícil e considerar que estou a falar com alguém inteligente:
Coloco-lhe então a pergunta:
- Esqueça as touradas de uma forma “concreta” e diga-me: Considera legítimo que se faça algo injusto e cruel se isso for um pilar de cultura e que atrái pessoas de outras culturas?
- Considera que se algo for feito com arte e mestria isso justifica que possa ser errado e pouco ético?
February 24th, 2011 at 8:23 pm
Bom…já que a inteligência aqui é como água na Arábia Saudita, escasseia, vou enumerar por tópicos as mentiras:
“Porque a tourada é uma tradição bárbara e cruel e que tem como o único objectivo provocar dor e sofrimento num animal”. Escusado será dizer que nem objectivo é…
“únicos intervenientes sujeitos ao perigo são os cavalos e os touros e nunca os humanos.” Não só os toureiros estão directamente expostos ao perigo quando o toureio é a pé, como também o estão quando é a cavalo…
“touros e vacas são repetidamente torturados em treinos… não conhecem mais do que a dor e agonia excruciantes.” Os touros vivem em campos imensos sem “dor” nem “agonia” e nos treinos não se lhes são cravados ferros, não sofrendo nem sendo torturados…
“nenhum animal é tratado com respeito e dignidade.” Todos o são, principalmente os cavalos. Alvo, muitas vezes, de grande estima por parte dos donos.
“facturar milhares de euros”. Nenhuma praça factura milhares de euros, tendo, por vezes, que promover outras actividades para conservar o bom estado do edifício.
Para além destas enumeradas há ainda outras como por exemplo: “animais significam lucro”, “touros espancados nos curros”, etc.
Aqui registo apenas os factos, deixando de fora as muitas opiniões também propícias a comentários.
Referindo-me agora ao seu comentário em que compara a arte do toureio com violência doméstica é como comparar o barulho do aspirador ao concerto nº 21 para piano de Mozart. Não haja dúvida de que sabe argumentar…
Finalmente, referindo-me ás duas perguntas, está a confundir opiniões (“algo injusto e cruel” e “errado e pouco ético”), com factos como (“atrai pessoas de outras culturas”, “com arte e mestria” e “um pilar de cultura”).
February 24th, 2011 at 10:42 pm
“Porque a tourada é uma tradição bárbara e cruel e que tem como o único objectivo provocar dor e sofrimento num animal” – É verdade que provocar sofrimento não é o objectivo em si. Cravar ferros com arte é que é. O sofrimento é apenas um “efeito colateral”. É como bombardear uma aldeia cheia de crianças. O objectivo é ganhar a guerra. O sofrimento das crianças é também apenas um “efeito colateral”.
“únicos intervenientes sujeitos ao perigo são os cavalos e os touros e nunca os humanos.” — A verdade é que as estatísticas falam por si, e mostram que a tourada é concebida para o toureiro sair (quase quase) sempre a ganhar.
“touros e vacas são repetidamente torturados em treinos… não conhecem mais do que a dor e agonia excruciantes.” — Fico feliz por não ser verdade, então. Mas custa-me a crer que a primeira vez que um toureiro crava um ferro num animal seja numa praça cheia.
“nenhum animal é tratado com respeito e dignidade.” — Diz que todos o são??? Que noção estranha de dignidade.
“facturar milhares de euros” — Acho estranho que saiba tanto acerca da facturação de uma praça. Mas posso apostar que quase ninguém organiza touradas para perder dinheiro.
Passo então a explicar a comparação que não entendeu:
Tanto num caso (touradas) como noutro (violência doméstica) posso não estar perfeitamente “dentro do assunto” nem ter “conhecimento de causa”.
No entanto, tanto num como noutro, posso ter a capacidade e a legitimidade de os julgar em termos de ética e razão, analisando os factos que conheço e que posso considerar suficientes para tal.
Em ambos considero que as razões advogadas por quem os pratica não justificam nem legitimam o sofrimento que provocam em quem não se pode defender.
Para finalizar, faço notar apenas que não respondeu às perguntas que lhe fiz. São complicadas, não são?
February 28th, 2011 at 12:37 pm
Desculpe só responder agora mas estive fora.
Mais uma vez voltou a confundir arte com violência, a arte do toureio com a violência bruta e desmesurada de matar crianças.
Quanto à facturação de uma praça, entre “facturas de milhares de euros” e “perder dinheiro” há um equilíbrio que está bastante distante desses milhares de euros.
Quanto ás perguntas que considera tão difíceis, não respondi porque as opiniõens em que se baseiam diferem em muito do meu ponto de vista. Deste modo, a única coisa que posso dizer que talves lhe sirva de resposta é que sim, defendo as touradas pela “arte e mestria” que as constitui e por ser um importante pilar de cultura.
February 28th, 2011 at 2:03 pm
Clara
As comparações servem normalmente para expor uma determinada lógica retirando-a do contexto em questão. A ideia é mesmo pegar em “coisas diferentes” para as retirar do vício que dificulta a sua análise. Não estou a dizer que cravar um ferro num touro é o mesmo que largar uma bomba num infantário, obviamente. Estou a dizer que o facto de termos um objectivo que pode ser útil, belo ou importante não justifica que se ignorem os “efeitos secundários” ou “colaterais” da acções que nos permitem atingi-lo.
É importante que nestas questões sejamos minimamente honestos e justos a lidar com a pessoa com quem estamos a discutir. Nas comparações há as partes comparáveis e as partes não comparáveis (relativas à mudança do contexto). O que é útil para a discussão é que nos centremos na comparação essencial, que neste caso é uma “lógica” e não se um exemplo se passa em Portugal e outro no Iraque.
Estou com estas coisas todas porque percebo que o seu nível intelectual, pela forma como expõe, é superior à da maioria dos “aficionados” que por aqui passam. E portanto não gostava que a discussão decorresse num nível inferior ao que seria de esperar.
Já agora, as perguntas que lhe fiz não se baseiam em opiniões. São questões gerais que têm a ver com os valores e as convicções que temos. Pode responder dessa forma, retirando a pergunta do contexto das touradas.
March 1st, 2011 at 9:53 pm
Tem razão quanto ao objectivo das comparações, no entanto a disparidade de violência entre um exemplo e outro é assustadora, daí a minha contestação.
Ainda em relação ás perguntas, baseiam-se em convicções, que, embora respeite, não são as minhas.